domingo, 8 de novembro de 2015

Escola Profª. Odette Duarte da Costa conta sua história em Mostra Pedagógica

Foto: Cleiton Ferraz
"Uma história para ser contada" foi o tema da Mostra Pedagógica realizada entre a noite de sexta-feira e a manhã deste sábado, na Escola Odette Duarte da Costa, que fica no Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente. "A partir do momento em que acreditamos em nós mesmos, quem pode duvidar?", é a frase da aluna no 5º ano A, Déborah Karen de Andrade, que resume o momento vivido pela escola, pelo bairro e, principalmente, por seus moradores, e que esteve presente nas apresentações e nos trabalhos feitos pelos estudantes.
Foto: Cleiton Ferraz
"Nós acreditamos no potencial de todo esse pessoal e queremos agradecer a todos e, principalmente, às famílias que prestigiaram este evento", ressaltou a Secretária Municipal de educação, Ondina Gerbasi, antes de começarem as atividades, ainda na sexta-feira. "Agora vamos conhecer nossos artistas!"

Foto: Cleiton Ferraz
As apresentações começaram com o trabalho desenvolvido com o software Visual Class, que alia educação e tecnologia e conta um pouco da história da escola e de sua fundadora, a professora Odette, que era costureira. O trabalho havia sido apresentado durante o Enetec (Encontro Nacional de Educação Tecnológica), realizado em Prudente no início do mês (confira mais detalhes nas postagens anteriores do SAIA Educando).
Foto: Cleiton Ferraz

Um grupo de alunos, que faz parte do programa Cidade Escola, garantiu a recepção dos convidados com uma bela apresentação de violino. "Eu aprendi que toda criança é capaz e, especialmente aqui no bairro, eles têm sede de aprender", ressalta o professor, Luiz Antônio Peres Filho, responsável pela oficina de violino e que atua no Projeto Camerata, em Prudente. "Desde o primeiro momento eles ficam espantados por conta do instrumento e em seguida, te rodeiam, querendo entender como ele funciona", conta o professor.

Confira abaixo um trecho da apresentação:

Foto: Cleiton Ferraz

Houve ainda, na sequência, entrega de prêmios para seis alunos, dos quartos e quintos anos, por conta de dois concursos de desenho e de redação. Por fim, uma apresentação circense, dos estudantes que participaram da Oficina de Prática Circense, também pelo projeto Cidade Escola. A apresentação terminou com uma animada demonstração de acrobacias!

Foto: Cleiton Ferraz
Já no dia seguinte, logo de manhã, mais apresentações com os violinos, seguida de belas canções também interpretadas pelos alunos mas, dessa vez, com flautas. Logo depois, o público pôde conferir um sarau literário, organizado pela Erika Aguiar Rodrigues Boni, que é a responsável pela biblioteca. Veja um trecho, na interpretação de poema de Cecília Meireles:




Foto: Cleiton Ferraz
As crianças do prezinho subiram ao palco na sequência, cantando e encantando, com a música "1, 2, 3 indiozinhos". Logo depois uma apresentação de músicas em inglês surpreendeu o público que acompanhava tudo com atenção.

Foto: Cleiton Ferraz
As outras quatro apresentações que vieram em seguida também chamaram a atenção pela qualidade da produção e pela concentração e dedicação dos estudantes, que tiveram atuações de 'tirar o chapéu'. Primeiro, foi interpretada a música "Era uma vez", da dupla Sandy e Júnior e, logo depois, foi a vez da canção "A Lenda", do Roupa Nova. Essa última teve o casal protagonista interpretado pela Gabriela Cardoso Silva e pelo Luis Fernando da Silva, ambos de 8 anos, que já haviam sido apresentados aos leitores do Blog na postagem anterior.
Luis e Gabriela. Foto: Cleiton Ferraz

Logo em seguida houve ainda uma grande produção com a música "Planeta Água", de Guilherme Arantes e, por fim, encerrando as apresentações, foi contada a história da "Menina do Vestido Azul", que é a Professora Odette Durte da Costa, que foi quem começou toda a trajetória, cuja bela conclusão foi mostrada ontem, por todos os envolvidos com a escola.


Trabalhos durante o ano
Além de tudo isso, os pais, alunos e visitantes da mostra puderam ainda conferir os trabalhos realizados por cada uma das crianças durante todo o ano que está quase terminando. Este blogueiro teve o prazer de visitar cada uma das salas onde estavam expostos os trabalhos e apresento abaixo, com algumas imagens, um pouco dos resultados mostrados pelos alunos, depois de um ano de muito aprendizado:














Produção para o Blog
Felipe e Helen ajudaram a produzir essa postagem
Por fim, este blogueiro aproveita ainda para destacar a enorme receptividade e carinho com que foi tratado nestes dois dias de eventos na Escola Odette Duarte Costa e agradecer especialmente à dois pequenos ajudantes, que contribuíram muito para mostrar como todo o trabalho realizado ali está dando resultados extremamente satisfatórios.

A Helena Caroline, de 5 anos, filha da Claudinete Pereira da Silva (cuja história está na postagem anterior) e o Felipe Fernandes Vieira, de 6 anos, filho da Gislene Fernandes, acompanharam este repórter durante todo evento no sábado pela manhã, explicaram detalhadamente tudo sobre os trabalhos feitos por eles e por seus colegas durante o ano e ainda filmaram dois vídeos, mostrando o seu olhar sobre as apresentações de seus amigos da escola.

Video feito por Felipe, no qual ele faz questão de mostrar seu irmão (o peixe, a equerda da imagem):


Vídeo feito por Helen, que mostra sua priminha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário