domingo, 17 de abril de 2016

Liberdade, autonomia e amor na educação são discutidos no documentário 'A Educação Proibida'


O documentário argentino 'La Educacion Prohibida' (A Educação Proibida), de 2012, discute aspectos como autonomia, liberdade e o conceito de amor inseridos no processo educacional, a partir de exemplos coletados em diferentes locais do mundo, especialmente nos países latino americanos.

Dirigido por German Dóin, o filme fala sobre o falido sistema "Prussiano" amplamente adotado pelas escolas, baseado em uma lógica de quartel e que trata os alunos, e também os professores, como números, com o objetivo de "gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear".

Por outro lado, o relato destaca também diversos exemplos nos quais a educação é abordada de maneira que os estudantes têm liberdade para escolher o que aprender, tornando o processo mais eficiente e prazeroso para todos os envolvidos.

Confira abaixo o filme, legendado em português, que apresenta a possibilidade de uma ampla reflexão a respeito de como a educação ainda é tratada em todo o Brasil... O longa metragem também está disponível pelo Netflix.

Este blogueiro aproveita ainda para questionar todos os professores, leitores do blog, sobre o que pensam dos conceitos abordados no documentário... Vocês acreditam que uma forma diferente de se ensinar é viável, diante de nossa realidade? Agradeço desde já pela ajuda e aguardo a opinião de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário